quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

NOTA DO FPT SOBRE O MOVIMENTO "FORA ARLEI"

* adaptação de charge do cartunista Carlos Latuff, original disponível em http://tudo-em-cima.blogspot.com.br/2008/09/latuff-mata-cobra-e-mostra-o-pau_19.html

O Fórum Popular Teresópolis posiciona-se contrário ao movimento “Fora Arlei”. 

Fazemos oposição ao desgoverno do atual prefeito, que julgamos omisso, inoperante e ineficiente. Entretanto, entendemos que o movimento articulado em rede social carece de legitimidade. Somente a iniciativa popular e a atuação dos órgãos competentes podem cassar um mandato de forma legítima.

Há suspeitas de irregularidades no governo Arlei, suspeitas essas que carecem de investigação por parte da Câmara dos Vereadores e do Ministério Público, órgãos competentes para tal. Apoiamos que essas instituições investiguem as possíveis irregularidades e, em caso de comprovação de culpa, que abram um processo de cassação, de modo a manter a legalidade necessária para tal medida. 

O movimento "Fora Arlei" é substancialmente diferente do movimento que culminou com a saída do ex-prefeito Jorge Mário do poder, apesar da insistente tentativa de equiparação dos casos pelos que apoiam o "Fora Arlei". No caso do ex-prefeito, havia evidências que confirmavam as tais suspeitas e também a indignação popular com os inúmeros casos de corrupção e fraude ocorridos logo após a tragédia que deixou oficialmente centenas de mortos e milhares de desabrigados em Teresópolis. A soberana vontade popular para depor o ex-prefeito fez com que milhares de pessoas ocupassem as ruas em constantes manifestações pela sua saída, o que em conjunto com as investigações da Câmara dos Vereadores culminaram na cassação do mandato. Na atual conjuntura, coloca-se a carroça na frente dos cavalos. 

Vemos como mais importante pedir a investigação por parte da CMT e do Ministério Público sobre o atual governo. Quando se pede a cabeça do prefeito, sem que se entenda a cadeia de relações que causam os problemas que acontecem na cidade, estamos simplesmente trocando a máscara. 

O Fórum Popular Teresópolis se posiciona de forma radical em favor da participação popular, da fiscalização e investigação dos atos dos poder público e de sua relação com entes privados na cidade. Nossa luta é pela participação popular na formação de políticas públicas e para que o dinheiro público seja utilizado em prol da população.

Investigação sobre as denúncias feitas, punição para todos os envolvidos. Essa é a posição do Fórum Popular Teresópolis.


Teresópolis, 21 de janeiro de 2014.

FÓRUM POPULAR TERESÓPOLIS

Um comentário: